Mármores

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.

O mármores distingue-se do granito por terem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos. São mais moles e menos resistentes que os granitos. São susceptíveis a manchas e desgaste. São indicados para pisos internos de salas, halls e quartos. São muito usados em wc’s e demais ambientes sociais.

Granitos

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas.

A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite), anfíbolas (sobretudo horneblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina. Alguns desses constituintes podem estar ausentes em determinadas associações mineralógicas, anotando-se diversos outros minerais acessórios em proporções bem mais reduzidas. Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.

Macroscopicamente, o quartzo é reconhecido como mineral incolor, geralmente translúcido, muito comum nos granitos.

Calcário

Os calcários (do latim "calx -cis" , "cal") são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita (CaMg{ CO3}2 ou CaCO3. MgCO3) a rocha calcária é denominada calcário dolomítico.

Aglomerados de Quartzo

Existem apenas três pedras naturais mais duras que o Quartzo, que são o Diamante, a Safira e o Topázio.
Deste modo, este tipo de material, é altamente resistente aos riscos, manchas de café, vinho, sumo de limão, azeite, maquilhagem e muitos outros produtos de uso diário. Este material está disponível em mais de 50 cores. Trabalhamos essencialmente com as marcas Silestone e Stonelight.

Tipos de Acabamento

Amaciado

A superfície é suave, totalmente lisa e plana, realça o tom dos materiais sem o brilho e o detalhe do acabamento polido.

Polido

Uma superfície é totalmente plana, lisa e brilhante que realça a coloração completa dos materiais, assim como as suas características específicas (o grão, os veios, etc).

Serrado

Acabamento serrado é exactamente aquele que as chapas têm ao sair da serração.

A superfície deste acabamento não é lisa ao toque sendo, no entanto, plana o suficiente para se adequar à pavimentação.
Comparativamente com o acabamento polido ou o acabamento amaciado é um material com características anti-derrapantes, apesar de não ser totalmente anti-derrapante.  É ideal para projectos de em espaços exteriores com grande movimentação, onde um acabamento polido rapidamente perderia o brilho e um acabamento amaciado não seria suficientemente anti-derrapante.

Bujardado

O acabamento bujardado é anti-derrapante devido à sua superfície rugosa e por isso adequado para pavimentos e revestimentos exteriores.
Este acabamento esbate a coloração dos materiais, esbranquiçando-os ligeiramente.

__________________________

Sabia que...

Tipos de calcários

Não existe uma classificação rigorosa aceita para agrupar os tipos de calcários. Entretanto, de forma grosseira, pode-se dividi-los em seis grupos:

  • Marga: Quando possui uma quantidade de argila entre 35 e 50%.
  • Caliche: Calcário rico em carbonato de cálcio formado em ambientes semi-áridos.
  • Tufo: Calcário esponjoso encontrado em águas de fonte devido à precipitação da carbonato de cálcio associado com matéria orgânica resultante da decomposição de vegetais.
  • Conquífero: Formado pela acumulação de esqueletos e conchas.
  • Giz: Calcário poroso de coloração branca formado pela precipitação de carbonato de cálcio com microorganismos.
  • Travertino: São calcários densos encontrados em grutas e cavernas composta por calcite, aragonite e limonite
  • Dolomita: Um mineral de Carbonato de cálcio e magnésio
  • Recifal: é um calcário de edificação que resulta da fixação de carbonato de cálcio por seres vivos, nomeadamente os corais.